Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Imagem do artigo 
<span>Realidade Virtual: Inovação que chegou para revolucionar</span>
Tarja da categoria Educação

Realidade Virtual: Inovação que chegou para revolucionar

Com a realidade virtual (VR) os alunos têm potencial de atingir esforços antes inimagináveis.

Tempo de leitura: 5 min

Ícone de compartilhamento Compartilhe
Avatar de TimeNESCAU

por @TimeNESCAU

03.16.2023

A realidade virtual (VR) tem o potencial de melhorar significativamente a educação, proporcionando experiências imersivas que podem enriquecer o aprendizado dos alunos. Com a realidade virtual, os estudantes podem ser transportados para ambientes virtuais que simulam experiências do mundo real, como visitas a museus, viagens a lugares históricos, interação com animais e plantas, entre outros.

A utilização da realidade virtual nas escolas pode ser muito benéfica, pois permite que os alunos possam interagir com o conteúdo de uma maneira diferente e mais imersiva. Por exemplo, em vez de apenas aprender sobre a anatomia humana em um livro, eles podem explorar o corpo humano em uma experiência de realidade virtual que simula o interior do corpo.

Realidade Virtual: Inovação que chegou para revolucionar

Além disso, a realidade virtual também pode ajudar a tornar o aprendizado mais inclusivo e acessível. Alunos com deficiências físicas ou outras limitações podem ter dificuldade em participar de atividades que envolvem deslocamento ou interação física. Com a VR, esses alunos podem experimentar essas atividades de forma virtual, permitindo que eles participem do mesmo conteúdo que seus colegas de classe.

É importante notar que a tecnologia de realidade virtual ainda é relativamente nova e seu uso na educação ainda está em fase de experimentação. As escolas precisam ter acesso a equipamentos de VR e professores que saibam como integrar a tecnologia em seus planos de aula. Além disso, é necessário avaliar cuidadosamente como a tecnologia é utilizada e como ela pode ser efetiva para melhorar o aprendizado dos alunos.

Fonte

Universidade de Évora - http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/31221
Somos Educacional - https://blog.elevaplataforma.com.br/realidade-virtual-na-educacao/
Universidade Federal do Maranhão - https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/3857