A importância da união para o esporte cada vez maior
por
@TimeNESCAU
Selecionamos as 7 modalidades mais praticadas. Confira!
Tempo de leitura: 15 min
Compartilhepor @TimeNESCAU
03.16.2023
Todo mundo já sabe que os esportes trazem diversos benefícios para as crianças principalmente no que diz respeito ao seu desenvolvimento físico, social e mental. Benefícios que vem para todos, desde as crianças com alguma deficiência física quanto para deficientes intelectuais, o esporte é para todos!
Só que ele vem sendo cada vez mais colocado de lado, segundo dados do Ibope de 2016, 37% dos pais afirmaram que atualmente as crianças têm colocado o videogame e os jogos online à frente de atividades recreativas ao ar livre, deixando a prática de atividades esportivas apenas em 3º lugar na pesquisa.
E como não queremos isso e sim, gastar muita energia, trouxemos alguns exemplos das modalidades esportivas que existem por aí, porque você não precisa fazer um esporte só porque todo mundo pratica, é importante encontrar a modalidade que mais te faz feliz e que mais te dá prazer na hora de praticar, é isso que importa no final.
Veja a seguir as modalidades esportivas mais praticadas e os seus benefícios, vai que isso ajuda na sua decisão ;)
A atividade mais praticada segundo os dados da pesquisa, com 47% de adesão das crianças, é a natação.
Seu filho já pode começar nessa modalidade agora mesmo, quer dizer, os especialistas recomendam a partir dos 6 meses de idade, ou seja, já de muito bebê pode começar.
Nos primeiros anos de idade, é importante que a atividade seja feita de maneira lúdica. E só a partir dos 7 anos os treinos podem ficar mais sérios e consistentes.
De uma forma geral, o futebol é um dos esportes mais praticados na infância e permanece sendo uma das atividades prediletas pelos meninos (60%). Mas isso vem mudando, muitas meninas incentivadas pela maior representatividade que o futebol feminino vem ganhando, estão se apaixonando pelo esporte também e o número de meninas que praticam futebol só tende a aumentar.
A atividade já pode ser praticada já a partir dos cinco anos, ajudando no desenvolvimento da coordenação motora e outras habilidades, como equilíbrio e compreensão do espaço ao seu redor.
As crianças podem dar início nessas modalidades, a partir dos 04 anos de idade, porque é preciso que elas já tenham dado os primeiros passos para conseguir participar desses esportes.
Mas assim como na natação, os primeiros anos são voltados para atividades lúdicas. A partir dos 6 anos, a criança já poderá aprender fundamentos básicos e ter mais domínio com a bola.
Os esportes em grupo contribuem muito para a socialização desde cedo. Além disso, traz para a criança a noção sobre a vitória e derrota, as preparando para lidar com essas situações dentro e fora de campo.
As artes marciais karatê e judô trazem para a criança disciplina, senso de responsabilidade com o outro e respeito.
O ingresso na luta pode acontecer a partir dos 7 anos de idade, onde a criança tem a capacidade de entender as instruções do professor.
Além disso, dentro dessa modalidade, os alunos trabalham o desenvolvimento respiratório, a flexibilidade e a coordenação motora. Essa consciência corporal a criança irá levar para vida toda.
O ingresso no ballet pode acontecer aos 3 anos de idade também por meio de atividades lúdicas. A partir dos 6 anos, a criança já poderá entender a disciplina que a modalidade apresenta.
E chega desse pensamento que ballet é só para meninas, tá bom? A modalidade pode ser praticada tanto por meninas como por meninos.
Para iniciar o esporte de verdade, recomenda-se que até por volta dos 9 anos às bases do tênis sejam trabalhadas de forma lúdica, e só a partir de então haja contato com todas as técnicas específicas. De acordo com a pesquisa do IBOPE atualmente 7% dos filhos dos entrevistados praticam a atividade.
Meninos e meninas têm praticado cada vez mais essa atividade (10%) segundo o IBOPE. A idade ideal para iniciar a prática é aos sete anos, quando a criança já desenvolveu um tipo de equilíbrio chamado propriocepção, que é a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais. Sem isso fica difícil que ela consiga se equilibrar.
Uma alimentação balanceada garante força, energia e vitalidade, os principais aliados de quem faz alguma atividade física. E quando se fala em criança, a atenção deve ser ainda maior para garantir que ela cresça forte e saudável. Um bom aporte de energia e as vitaminas necessárias para a prática dos esportes é fundamental, e para isso, conte sempre com a gente!
IBOPE Inteligência1 de 2016.